Iniciação Tecnológica
- Telefone de Latinha -
Grupo:_________8_________________
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NOTA
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1ª Parte
Nome
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Número
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Série e Turma
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Bruna Andrade
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10
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3ºD
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Danilo Pastorelli
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16
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3ºD
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Jennifer Elizabeth
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24
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3ºD
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Thamires Monteiro
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44
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3ºD
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1>Objetivo do Trabalho:
- Construir um telefone de latinha, utilizando 10metros de fio (barbante)
- Passar o maior número de palavras pelo telefone, para a outra pessoa integrante do grupo, sendo a prova mínima, 16 palavras.
- Aprender os conceitos de acústica e de onda.
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2>Descrever os Materiais Utilizados na construção do Telefone. (Todos os Materiais)
- Dez metros de barbante
- Duas latas (milho e ervilha)
- Tesoura
- Prego
- Martelo
- Fogo
- Fita métrica
- Alicate
- Fita isolante
- Fita crepe
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3>Descreva em 8 passos a construção do telefone.
- Separe os materiais necessários para a construção do telefone.
- Lave e seque bem as latas.
- No caso de as latas serem de milho, ervilha e leite condensado, ou seja, terem uma parte cortante, bata na borda das latas com o martelo para que não corte ninguém.
- Acenda o fogo, segure o prego com o alicate e esquente-o.
- Fure as latas no fundo(no centro) de maneira que o furo não fique muito grande, mas seja ideal para amarrar um fio e prendê-lo bem.
- Meça dez metros de barbante e corte.
- Passe cada ponta do barbante pelo furo de uma latinha, então faça um nó para que o fio não escape.
- Passe fita isolante na borda(no lado de fora do fundo) das duas latas.
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4>Desenhe o Telefone com as duas pessoas e indique os fenômenos ondulatórios que ocorrem. Classifique de forma completa a onda existente.
- Refração e Ressonância.
- Ondas mecânicas, transversais e unidimensionais.
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2ª Parte
5> Quantos projetos foram feitos antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no projeto)
Fizemos dois projetos. O primeiro foi com latas de milho e ervilha, com um barbante mais grosso e com fita crepe nas bordas (parte de fora do fundo das latas). O segundo, fizemos com duas latas grandes (tradicionais) de Nescau, com um barbante fino e durex nas bordas (parte de fora do fundo das latas).
Fizemos o teste com os dois projetos e o primeiro que fizemos foi o que funcionou melhor, então, somente trocamos a fita crepe por fita isolante e decidimos ficar com ele.
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6> Crie uma lista de problemas ocorridos no telefone e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas).
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3ª Parte
7> Para o telefone determine algumas grandezas físicas.
Massa da cordinha
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Comprimento
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Densidade linear
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Dimensão da abertura da latinha
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0,015
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Aproximadamente
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0,0015198
Aproximadamente
0,0015
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Comprimento de onda da voz do aluno escolhido
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Freqüência
do som emitido pelo aluno |
Velocidade
do som na cordinha |
Número de palavras por minuto
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Aproximadamente 200 Hz
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--------------
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Entre
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8> Faça 6 testes com o telefone, e anote na tabela observações pertinentes:
Fio
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L
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Observações
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Nylon
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----------------------
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----------------------
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----------------------
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O som parece ficar mais comprimido, mas também parece ser mais direto.
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Barbante
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O som fica um pouco abafado, mas não tanto como o de
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O som parece ficar mais aberto, mais longo, mais leve. Fizemos o teste e conseguimos passar em 1 minuto entre
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9> Utilize este espaço para outros comentários de resultados do item anterior:
- 5 metros: dá para entender bem, fizemos o teste e conseguimos passar em 1 minuto entre
- 10 metros: dá para entender bem. Fizemos o teste e conseguimos passar em 1 minuto entre
- 15 metros: Dá para ouvir, mas com menos clareza que os outros. Fizemos o teste e conseguimos passar em 1 minuto entre
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4ª parte
10> Utilize o espaço para colocar as contas do item 7.
Densidade linear:
Massa dividido por comprimento = 0.015 dividido por
Comprimento de onda da voz do aluno escolhido:
340 = --- . 200
--- =
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11> Faça uma descrição longa utilizando conceitos de acústica para descrever o projeto;
No projeto do telefone de latinha é utilizado acústica, fenômenos ondulatórios, classificação das ondas e acústica é a parte da física que estuda as oscilações e ondas ocorrentes em meios elásticos, e cujas frequências estão compreendidas entre 20 e 20.000 Hz. Estas oscilações e ondas são percebidas pelo ouvido como ondas sonoras.
Os conceitos básicos de acústica são: onda, frequência, período e som.
No projeto do telefone de latinha foram utilizados esses conceitos, os quais serão melhor explicados abaixo:
Onda: É qualquer perturbação que se propaga através de um meio e, durante a propagação, transmite energia, e não matéria, aos pontos do meio. Que foi o que se propagou através do fio utilizado para ligar as latas.
As ondas são classificadas:
Quanto à natureza em:
Ondas mecânicas
São originadas pela deformação de uma região de um meio elástico e que, para se propagarem, necessitam de um meio material.
Ondas eletromagnéticas
São criadas a partir de cargas elétricas vibrantes, cujo movimento de vibração origina campos elétricos e magnéticos oscilantes. Essas ondas não necessitam de um meio material para se propagarem.
Quanto à direção de propagação:
Ondas transversais
São aquelas em que a direção de propagação é perpendicular à direção de vibração. As ondas eletromagnéticas e as ondas numa corda são transversais.
Ondas longitudinais
São aquelas em que a direção de propagação da onda coincide com a direção de vibração. O som se propagando no ar é uma onda longitudinal.
Quanto à direção de propagação:
Ondas unidimensionais
São aquelas que se propagam em uma dimensão. As ondas em cordas são unidimensionais.
Ondas bidimensionais
São aquelas que utilizam duas dimensões para se propagar. São bidimensionais as ondas em um lago.
Ondas tridimensionais
São aquelas em que as propagações ocorrem em três dimensões. O som no ar é tridimensional.
Frequência e período:
Período (T) é o intervalo de tempo levado pela partícula para completar uma oscilação.
Frequência (f) é o número de oscilações realizadas por unidade de tempo.
OBS:
UNIDADES:
FREQUÊNCIA(F): RPM, RPS (Hz)...
PERÍODO(T): min, s...
Som: Onda mecânica, longitudinal e tridimensional que possue frequências audíveis para o ser humano que varia entre 16 Hz e 20 000 Hz.
Qualidades fisiológicas do som:
Altura- É a qualidade que permite distinguir sons graves (baixas frequências) dos sons agudos (altas frequências). O ouvido humano pode perceber frequências que variam de 20 Hz a 20.000 Hz. Frequências abaixo de 20 Hz são chamadas de infra-sons e frequências acima de 20.000 Hz são chamadas de ultra-sons. Foi utilizado na parte das vozes das pessoas que falavam no projeto.
Intensidade- É a qualidade que permite distinguir sons fortes dos sons fracos. A sensibilidade do ouvido humano é maior na faixa de frequências de 2.000 Hz a 4.000 Hz. Foi utilizado na parte da pessoa que ouve.
Abaixo seguem alguns dos fenômenos sonoros ondulatórios:
-Reflexão -Eco -Reverberação -Refração -Difração -Interferência -Ressonância
- Reflexão: Quando ondas sonoras, provenientes de um ponto P encontram um obstáculo plano, rígido, e voltam.
A reflexão do som pode ocasionar os fenômenos eco e reverberação.
- Eco: Quando os obstáculos que refletem o som apresentam superfícies muito ásperas e o som pode é refletido, por exemplo, por um muro, uma montanha etc.
- Reverberação: Ocorre em grandes salas fechadas quando há o encontro do som com as paredes. Esse encontro produz reflexões múltiplas que, além de reforçar o som, prolongam-no durante algum tempo depois de cessada a emissão.
É esse prolongamento que constitui a reverberação. - Refração: Consiste em a onda sonora passar de um meio para o outro, mudando sua velocidade de propagação e comprimento de onda, mas mantendo constante a frequência. Utilizado no fato da onda passar de uma latinha para a outra.
- Difração: Fenômeno em que uma onda sonora pode transpor obstáculos. As ondas sonoras não se propagam somente em linha reta, mas sofrem desvios nas extremidades dos obstáculos que encontram.
- Interferência: Consiste em um recebimento de dois ou mais sons de fontes diferentes.
Teremos então uma região do espaço na qual, em certos pontos, ouviremos um som forte, e em outros, um som fraco ou ausência de som.
- Ressonância: Quando um corpo começa a vibrar por influência de outro, na mesma frequência deste, ocorre um fenômeno chamado ressonância.
Como por exemplo: o vidro de uma janela que se quebra ao entrar em ressonância com as ondas sonoras produzidas por um avião a jato.
O projeto envolve várias dessas características, sendo que algumas delas até estão sendo citadas em outras questões.
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12> Conclusão Final:
Conclui-se que os conceitos de acústica e onda são conceitos importantes e porque fazem parte do nosso dia a dia. A física estuda esses conceitos, e através deles foi possível aprender sobre fenômenos ondulatórios, sobre a classificação das ondas, sobre a frequência do som, principalmente com relação à voz, o que é muito interessante. A experiência de poder entender e enxergar esses conceitos na prática foi muito importante, diferente e divertida. Isso é muito bom porque pudemos aproveitar o tempo e aprender sobre algo necessário de uma maneira nova e que nos interessou muito.
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Fontes de pesquisa de dados para o relatório:
http://www.aulas-fisica-quimica.com/8f_06.html tem boas informações
http://segtra.blogspot.com.br/2010/07/topicos-de-acustica-conceitos-basicos.html
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