quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Professor da UFMG recebe prêmio internacional por contribuição em nanociência

O físico Ado Jório de Vasconselos, professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG), ganhou o prêmio ICTP 2011, que distingue contribuições originais em física e matemática feitas por cientistas com menos de 40 anos de idade de países em desenvolvimento.
O prêmio é concedido desde 1982 pelo The Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics (ICPT), com sede em Trieste, na Itália, uma tradicional instituição de pesquisa em física teórica e matemática mantida pelo governo italiano, a Agência Internacional de Energia Nuclear (Aiea) e a Unesco. O ICTP reconheceu o trabalho do pesquisador mineiro com a aplicação de uma técnica conhecida como espectroscopia Raman na identificação das propriedades de nanotubos de carbono.
Erio Tosatti, cientista do ICTP disse que "o trabalho de Jório é um exemplo para muitos de seu continente e fora dele", ao justificar a premiação, Erio diz também que “É pouco comum encontrar trabalhos experimentais de alto nível em países em desenvolvimento, pela dificuldade de trabalhar num ambiente de poucos recursos.”
É a quarta vez que um brasileiro ganha o Prêmio ICTP. Em 1992 foi concedido para Elcio Abdalla e, em 1984, a Ricardo Osório Galvão, ambos do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, e, em 1988, entregue a José Nelson Onuchic, ex-professor do Instituto de Física de São Carlos, da USP, e atualmente pesquisador da Universidade da Califórnia em San Diego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário